domingo, 1 de junho de 2008

Notícias: Equipas CVP apoiam Emergência Social


Segurança Social: Equipas da Cruz Vermelha Portuguesa vão dar apoio a pedidos de Emergência Social da linha nacional 144.

Lisboa, 30 Mai (Lusa) - A Linha Nacional de Emergência da Segurança Social vai ser reforçada a partir de Outubro com equipas da Cruz Vermelha que serão accionadas para ajudar crianças, jovens e idosos em perigo, ao abrigo de um protocolo a assinar sábado.

O Protocolo de Cooperação entre a Segurança Social e a Cruz Vermelha Portuguesa, a celebrar na véspera do dia Mundial da Criança, visa o desenvolvimento de acções de apoio e encaminhamento das situações de emergência da Linha Nacional de Emergência Social (LNES) 144.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho, explicou que com a colaboração das equipas da Cruz Vermelha Portuguesa é possível dar à linha de emergência uma melhor capacidade de resposta com atendimento feito por equipas de proximidade.

A LNES é um serviço público de âmbito nacional, com funcionamento ininterrupto - 24 horas por dia, 365 dias por ano -, para protecção e salvaguarda da segurança dos cidadãos em situação de Emergência Social.

A chamada é gratuita e, essencialmente, serve pessoas vítimas de violência doméstica, crianças, jovens em perigo, sem-abrigo e idosos em situação de abandono.

As chamadas são recebidas por uma equipa de atendimento de primeira linha da responsabilidade do Portugal Telecom (PT).

Todas as chamadas incluídas no âmbito das problemáticas sociais são encaminhadas para uma segunda linha de atendimento - a Equipa Central da LNES.

Esta equipa é constituída por Técnicas Superiores do Instituto de Segurança Social que procedem à triagem das situações e, de acordo com a especificidade e localização das mesmas, fazem o encaminhamento para as Equipas Distritais de Emergência.

Depois de confirmado o diagnóstico, as equipas deslocam-se aos locais onde se encontram as situações de emergência.

A partir da entrada em vigor do protocolo, a actividade destas Equipas Distritais passa a ser desenvolvida por técnicos da Cruz Vermelha Portuguesa.

Na Linha Nacional de Emergência Social são tratados essencialmente dois tipos de situações: de emergência e de crise social.

Por emergência social entende-se todas as situações resultantes de não estarem asseguradas as condições mínimas de sobrevivência e que constituam um perigo real, actual ou iminente para a integridade física ou psíquica da pessoa.

As situações de crise são todas aquelas em que seja assumido e reconhecido pelo indivíduo ou família um pedido de ajuda imediato.

A linha 144 atendeu, no ano de 2007, cerca de 20 mil chamadas reais, das quais 2.385 configuraram situações de emergência social, tendo sido apoiadas um total de 4.920 pessoas.

As restantes chamadas dizem respeito a outras situações: 657 atendimentos de crise, 8.400 encaminhamentos efectuados para outros serviços como hospitais, PSP, IPSS e cerca de 5.000 chamadas foram pedidos de informação sobre o funcionamento da linha 144.

GC.

in: Lusa

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